Aprendendo a programar em Dev C++ – Iniciantes – Aula 01

Aula 01 – Preparando o ambiente

Para desenvolver em Dev C++, é necessário baixar o Editor e Compilador no seguinte endereço:
https://sourceforge.net/projects/orwelldevcpp/

Após baixá-lo, execute o arquivo para instalar o Dev C++. Quando instalado, abra-o, escolha o idioma que deseja e avance até finalizar.

O compilador é, em resumo, o programa responsável por transformar a linguagem de programação do jeito que a conhecemos, próxima à linguagem humana, em códigos (binários, hexadecimais) para que o interpretador do sistema operacional o entenda e execute os comandos.

Estando no ambiente do Dev C++, clique em Arquivo (File) depois em Novo (New) e finalmente em Arquivo Fonte (Source File).

Pronto, já pode iniciar seu primeiro código!

 

Iniciando seu primeiro programa – Hello World 

Vamos dar nossos primeiros passos em C++. Vamos usar o código abaixo como exemplo para, posteriormente, entendermos cada comando do programa que desenvolveremos.

//Meu primeiro programa em C++

#include <stdio.h>;

int main()
{
    printf ("Ola mundo!");
}

Digite ou copie e cole o texto acima no editor do DEV C++. Para executar o código, pressione a tecla F11, que é o equivalente à compilar código e executar o programa.

Vamos entender agora cada uma das linhas acima:

Comentários

//Meu primeiro programa em C++

Toda linha iniciada com duas barras (//) é tratada como comentário e não é compilada, ou seja, não interfere na execução do programa.

Comentários também podem ser colocados no final de cada linha de comando, bastando inserir as duas barras seguidas pelo texto que deseja como comentário.

Pré-processamento

#include <stdio.h>;

Na linguagem C, como em outras linguagens de programação, é possível importar bibliotecas de funções que são, na realidade, conjuntos de comandos prontos.

Para usar as funções contidas em cada biblioteca, basta informarmos ao compilador em qual biblioteca estão as funções que desejamos.

Isso é realizado durante o pré-processamento, que é determinado pelo caracter #. Portanto, para importar a biblioteca desejada, usamos o comando include, seguido do nome da respectiva biblioteca entre os sinais de menor e maior <nome_da_biblioteca>.

Função Principal

int main()
{
    ...
}

Na linguagem C devemos, obrigatoriamente, utilizar a função main. Por se tratar de uma função que retornará um valor inteiro como resultado de sua execução, ela é declarada com a chamada de tipo de variável int.

Após a declaração da função main(), precisamos informar ao compilador quais são os comandos que farão parte da função principal. Para o compilador identificar esse bloco de comandos, colocamos todos os comandos da função entre chaves { }. Tudo o que estiver entre as chaves farão parte da função.

Exibindo uma mensagem na tela

printf ("Ola mundo!");

O comando printf é responsável por exibir o texto entre os parêntesis na tela, seja um texto escrito pelo programador diretamente no código, nesse caso, entre aspas duplas (“), ou através de variáveis, estas sem aspas, que veremos mais adiante.

Toda linha de comando precisa, necessariamente, ser finalizada por ponto e vírgula (;), informando ao compilador que ali é o fim daquele comando. Alguns comandos são delimitados de forma diferente, como os casos dos blocos de comandos, como visto no exemplo da função main(), uma vez que estes não se encerram no final da linha, mas após um bloco com diversos outros comandos.

Na próxima aula, aprenderemos sobre variáveis.

Bons estudos!

Prof. Cassio Santos

15 comentários

  1. Marçal · março 16, 2017

    Ótima explicação.

  2. Robert Kennedy · outubro 30, 2018

    obrigado meu amigo que Deus o abençoe , amem

  3. Robert Kennedy · outubro 30, 2018

    nunca fui tao feliz em aprender a programar meu consagrado

  4. Robert Kennedy · outubro 30, 2018

    voce merece tudo de bom na vida

  5. Robert Kennedy · outubro 30, 2018

    eu te amo velho

  6. Perterson da Silva Willan · outubro 30, 2018

    tinha tirado 4 de media e isso me salvou

  7. lili meneguel · outubro 30, 2018

    caramba, achei q so eu n sabia disso kkk ;0

  8. Robert Steves Monteiro da Silva · novembro 1, 2018

    Obrigado pela explicação, foi muito importante para mim!
    Tem continuidade no material desta aula?

  9. henrique gomes · abril 3, 2019

    vlw mesmo, entrei atrasado na faculdade e nao tava entendendo nada, agora tudo faz sentido. Parabéns pelo conhecimento e obrigado pela ajuda!

  10. Cassio Santos · julho 17, 2019

    Que bom que foi útil para você. Não continuei, pois meus alunos não deram prosseguimento por este canal, mas posso colocar mais material sim, desde que hajam mais interessados. Forte abraço.

  11. Cassio Santos · julho 17, 2019

    Que bom que o conteúdo foi útil e lhe ajudou de alguma maneira. O intuito foi sempre esse! Precisando de algo, só enviar um e-mail.

  12. Jose Durval Pereira dos Santos · abril 8, 2021

    Perfeito incio de Curso, quando você vai postar a parte 2?

  13. Cassio Santos · abril 8, 2021

    Obrigado. Acabei ficando completamente sem tempo para dar continuidade, mas se houver muita procura, eu lanço os demais módulos!

  14. Simone · janeiro 27

    Só eu estou perdida nessa parte?

  15. Cassio Santos · janeiro 27

    Está precisando de ajuda?
    Explique onde está enfrentando problemas.

Deixe um comentário