Aprendendo a programar em Dev C++ – Iniciantes – Aula 01

Aula 01 – Preparando o ambiente

Para desenvolver em Dev C++, é necessário baixar o Editor e Compilador no seguinte endereço:
https://sourceforge.net/projects/orwelldevcpp/

Após baixá-lo, execute o arquivo para instalar o Dev C++. Quando instalado, abra-o, escolha o idioma que deseja e avance até finalizar.

O compilador é, em resumo, o programa responsável por transformar a linguagem de programação do jeito que a conhecemos, próxima à linguagem humana, em códigos (binários, hexadecimais) para que o interpretador do sistema operacional o entenda e execute os comandos.

Estando no ambiente do Dev C++, clique em Arquivo (File) depois em Novo (New) e finalmente em Arquivo Fonte (Source File).

Pronto, já pode iniciar seu primeiro código!

 

Iniciando seu primeiro programa – Hello World 

Vamos dar nossos primeiros passos em C++. Vamos usar o código abaixo como exemplo para, posteriormente, entendermos cada comando do programa que desenvolveremos.

//Meu primeiro programa em C++

#include <stdio.h>;

int main()
{
    printf ("Ola mundo!");
}

Digite ou copie e cole o texto acima no editor do DEV C++. Para executar o código, pressione a tecla F11, que é o equivalente à compilar código e executar o programa.

Vamos entender agora cada uma das linhas acima:

Comentários

//Meu primeiro programa em C++

Toda linha iniciada com duas barras (//) é tratada como comentário e não é compilada, ou seja, não interfere na execução do programa.

Comentários também podem ser colocados no final de cada linha de comando, bastando inserir as duas barras seguidas pelo texto que deseja como comentário.

Pré-processamento

#include <stdio.h>;

Na linguagem C, como em outras linguagens de programação, é possível importar bibliotecas de funções que são, na realidade, conjuntos de comandos prontos.

Para usar as funções contidas em cada biblioteca, basta informarmos ao compilador em qual biblioteca estão as funções que desejamos.

Isso é realizado durante o pré-processamento, que é determinado pelo caracter #. Portanto, para importar a biblioteca desejada, usamos o comando include, seguido do nome da respectiva biblioteca entre os sinais de menor e maior <nome_da_biblioteca>.

Função Principal

int main()
{
    ...
}

Na linguagem C devemos, obrigatoriamente, utilizar a função main. Por se tratar de uma função que retornará um valor inteiro como resultado de sua execução, ela é declarada com a chamada de tipo de variável int.

Após a declaração da função main(), precisamos informar ao compilador quais são os comandos que farão parte da função principal. Para o compilador identificar esse bloco de comandos, colocamos todos os comandos da função entre chaves { }. Tudo o que estiver entre as chaves farão parte da função.

Exibindo uma mensagem na tela

printf ("Ola mundo!");

O comando printf é responsável por exibir o texto entre os parêntesis na tela, seja um texto escrito pelo programador diretamente no código, nesse caso, entre aspas duplas (“), ou através de variáveis, estas sem aspas, que veremos mais adiante.

Toda linha de comando precisa, necessariamente, ser finalizada por ponto e vírgula (;), informando ao compilador que ali é o fim daquele comando. Alguns comandos são delimitados de forma diferente, como os casos dos blocos de comandos, como visto no exemplo da função main(), uma vez que estes não se encerram no final da linha, mas após um bloco com diversos outros comandos.

Na próxima aula, aprenderemos sobre variáveis.

Bons estudos!

Prof. Cassio Santos

Anúncios

1 comentário

  1. Marçal · março 16

    Ótima explicação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s